sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lang-8




Pra quem estiver estudando qualquer idioma, o Lang-8 é bem interessante, de verdade. Nele, o foco é na escrita, ou seja: você escreve um texto, e lá vem um nativo do idioma que você está estudando corrigir, se tiver falhas. Aí você pergunta: "como eu vou saber se ele tá me ensinando certo?". Pois bem, aí que está o pulo do gato: necessariamente, cada usuário deve colocar sua língua nativa, assim como a(s) língua(s) que está aprendendo, de tal maneira que todos são ao mesmo tempo professores/alunos. Além disso, cada correção feita pode valer pontos cumulativos, valorizando seu esforço.

Arrisquei um perfil por lá e, no primeiro texto, em 3 minutos três pessoas já tinham corrigido. Nada mal esse feedback hein? Mas é bom atentar pra o fato de que, pelo que tenho percebido, o pessoal não ajuda quem não ajuda: se você não tem um pontinho sequer de correção em textos de usuários que estejam aprendendo sua língua, é bem capaz de que ninguém venha dar uma olhadinha nos seus também.

Antes que perguntem, já surgem automaticamente os últimos textos disponíveis pra você corrigir, em um espaço similar ao "home" ou "página inicial" do Orkut. Bem, de qualquer forma, melhor olharem com seus próprios olhos e começarem a escrever, porque vale a pena. Começar um diário em outro idioma assim ainda é mais indicado justamente por causa das correções de seus eventuais escorregões, e ainda se ganha de brinde mais alguns colegas virtuais...

Recomendado!

Nenhum comentário: